Nota de Pesar

A antropologia e a educação brasileiras choram hoje pela perda da mais importante referência comum aos dois campos dos últimos 50 anos. Primeiro mestre em antropologia social pelo PPGAS da UnB nos idos de 1974, a trajetória de Carlos Rodrigues Brandão se confunde com a história do culturalismo agrário, dos modernos estudos sobre o campesinato negro, da pesquisa-ação participativa, da educação popular e de inúmeros outros campos para os quais contribuiu com sua erudição farta, variada experiência de pesquisa de campo, compromisso político, solidariedade, alegria, doçura e comunhão. Nossos pensamentos estão com sua família, pessoas amigas, colegas docentes e discentes que tiveram o privilégio de conviver e aprender mais de perto com ele. Os nossos mais sinceros sentimentos e que encontrem força para suportar tão sentida perda.