Instruções para colaboradores

O Anuário Antropológico aceitará para publicação trabalhos inéditos em português, inglês, francês ou espanhol, sob a forma de artigos, ensaios críticos de natureza bibliográfica ou resenha de livros recentes. As contribuições serão recebidas em fluxo contínuo e a pertinência para publicação será avaliada pela Comissão Editorial (no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial da Revista) e por pareceristas ad hoc (no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições) preservando o anonimato. Os manuscritos deverão ser enviados com o texto em Word for Windows (*.doc ou .docx) ou qualquer outro processador de texto compatível, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., seguindo as seguintes orientações.

1. artigos (de até 9000 palavras, incluindo notas e bibliografia): devem vir acompanhados de: a) resumo (na língua do artigo e em inglês) de até 200 palavras; b) título em inglês; c) até cinco palavras-chave, em inglês e na língua original do artigo.

2. artigos de crítica bibliográfica (de até 5000 palavras): devem conter a referência completa do livro ou livros comentados, incluindo autor(es), data e local de publicação e editora.

3. resenhas de livros recentes (de até 1500 palavras): devem conter a referência completa do livro resenhado, incluindo autor(es), editora, data e local de publicação e número de páginas. As resenhas não devem receber título nem conter notas ou referências bibliográficas fora do texto.

4. as contribuições devem seguir a seguinte formatação: espaço 1,5, letra Times New Romans, tamanho da fonte 12. As notas devem vir ao final do texto e devem seguir a mesma formatação.

Todas as contribuições devem vir acompanhadas de carta de encaminhamento contendo nome completo, endereço postal e eletrônico e telefone do autor, assim como seus dados profissionais.

No próprio artigo, sob o nome do autor que segue o título, deve constar apenas sua filiação institucional. Ao final, o autor deve inserir uma minibiografia contendo nome completo, dados profissionais, filiação institucional, cidade, estado, país, suas principais publicações, áreas de interesse e endereço de e-mail para contato.

O envio de contribuições implica a cessão de direitos autorais e de publicação à Revista. Esta não se compromete a devolver as colaborações recebidas.

O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade do autor.

Quanto à figuras, citações, notas e referências, devem ser observados os seguintes formatos:

a) os quadros, gráficos, figuras e fotos devem ser apresentados em folhas separadas, numerados e titulados corretamente, com indicação de seu lugar no texto e de forma pronta para impressão;
b) citações de mais de quatro linhas devem ser destacadas no texto com margem esquerda um pouco maior;
c) as notas de pé-de-página deverão excluir simples referências bibliográficas; estas devem ser incluídas no texto principal entre parênteses, limitando-se ao sobrenome do autor, ano e páginas, por exemplo: (Agostinho, 1982:110-15);
d) a referência completa irá nas REFERÊNCIAS, conforme o seguinte modelo, observando-se se é livro, coletânea, artigo em periódico ou tese acadêmica, aqui exemplificados a seguir:

Livro:

MELATTI, Júlio Cezar.1980. Índios do Brasil. 3. Ed. São Paulo:Hucitec/INL-MEC

Coletânea:

WRIGHT, Robin (org.). 1999. Transformando os deuses. Os múltiplos sentidos da conversão entre os povos indígenas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp.

Artigo em coletânea:

RUTHERFORD, Danilyn. 2006. “The Bible meets the idol. Writing and conversion in Biak, Irian Jaya, Indonesia”. In: FenellaCannell (ed.). The Anthropology of Christianity. Durham & London: Duke University Press. pp. 240-272.

Artigo em periódico:

SAHLINS, Marshall. 1997. “ O ‘pessimismo sentimental’ e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um ‘objeto’ em vias de extinção”. (parte I). Mana, 3(1):41-73.

Tese acadêmica:

BAINES, Stephen Grant. 1988. “ É a FUNAI que sabe”: a frente de atração Waimiri-Atroari. Tese de Doutorado, Universidade de Brasília.

Capa Anuario Antropologico Vol 41 n2
Ciclos de exposições fotográficas 2018
Encontra-se aberta a chamada para ensaios fotográficos a integrarem o
Ciclo de Mostras Fotográficas IRIS/DAN 2018.

A chamada é aberta a estudantes de antropologia (graduação e
pós-graduação), egressos da pós-graduação, pesquisadores e docentes do DAN.

O prazo para submissão de propostas é 4/03/2018.

Conferência do Tterra
"A Socialidade da Plataforma"
Annelise Riles - Universidade de Cornell
04 de dezembro de 2017 - às 14h